sexta-feira, janeiro 9

aleivosias

Na sequência da troca de posts, entre os diferentes blogues de educação que estão referenciados, há dois elementos que, em meu entender, é importante ter presente.
Em primeiro lugar, referir e sublinhar que pessoalmente não estou interessado em centrar excessivamente a conversa no ataque, na crítica, na desmontagem de ideias ou de pensamentos dos professores, muito menos em acusar professores do que quer que seja. O meu ataque, a minha análise e pretensa desmontagem ideológica e política vai no sentido das políticas deste governo, das barbaridades que se cometem com a educação deste país. A acusar algo ou alguém, acuso este governo de desgoverno na área da educação, acuso da falta de uma visão estratégica, da ausência de um sentido final do papel da escola na sociedade e na democracia, do papel dos professores na escola e na sociedade.
Daí não discutir reformas nem revisões da matéria, que mais não fazem que aprofundar o carácter ideológico do currículo e de condicionar o trabalho do docente.
Falta, e isso procuro discutir e partilhar, criar as condições que permitam definir um novo enquadramento organizacional ao trabalho docente e a criação de políticas educativas locais (escolares?, territorializadas?, municipalizadas?, regionais?, contratualizadas?, protocolarizadas?).
Para que esta construção local de políticas educativas seja possível é fundamental, no meu entendimento e e com recurso à blogosfera, discutir opiniões, trocar pontos de vista, partilhar ideias
Tudo o mais será e é garantidamente pertinente, interessante, fundamental, mas noutro espaço, noutros modos, com um outro enquadramento.

Segundo aspecto, decorrente de um post do Luís e que replico porque considero adequado ao contexto e me serviu para recentrar a discussão:

Que supremo prazer este dos blogues, sobretudo para poder exprimir, quando tal apetece, que nada existe de facto a dizer e para dizer (...) praticantes de aleivosias ao sabor do céu escuro e ainda mais opaco e mudo do que o fio incerto destas letras.

e disse. E disse bem.