terça-feira, janeiro 6

da Tecnologia

Referenciei há dias um novo blogue da área da educação que tem como tema central as tecnologias da informação e da comunicação, vulgo TIC.
"De facto, a utilização dos meios informáticos, constitui uma das mais evidentes marcas das sociedades actuais." esta afirmação é de retirada (infelizmente padece do mesmo mal de muitos, a pouca actualização, que faz com que passemos ao lado, frustrados pela inactividade, e eu é que sou alentejano).
Isto a propósito de ter pensado e estruturado efectivamente, um conjunto de aulas em que o powerpoint é uma base de trabalho, sem grandes ambições, assumo, apenas (mais) uma tentativa de captar as atenções, jogar com o hipertexto em offline, com a imagem e o texto em plena integração e articulação. Hoje fui requisitar o material, com uma semana de antecedência. Impossível. Tenho que ser eu a levantá-lo e a instalá-lo no próprio dia, e como vou andar nestes procedimentos ao longo do dia e ao longo da semana?, não pode, porque o datashow faz falta, a quem? ao auditório, mas não há lá aulas nem estão previstas actividades para esse espaço, mas não se pode andar a circular com o equipamento, e como faço então para tentar captar a atenção de uma turma em que mais de metade dos seus elementos tiveram mais de 50% de níveis inferiores da 3 (falamos do ensino básico)?, articule com os docentes de informática para determinar da disponibilidade da sala. Felizmente apenas coincide a utilização dessa respectiva sala com os meus tempos lectivos num período. Das duas uma, ou a turma fica prejudicada, porque não apresento este recurso nas suas aulas, ou existe uma cedência, do docente que está a ocupar a sala de informática em que nesse tempo desloca a turma, ou de um outro docente em horário que a turma possa compatibilizar com a utilização da sala de informática.
Resultado a afirmação "A par do papel lúdico e exploratório, as novas tecnologias assumem uma função educativa e formativa proporcionando aos alunos, professores e escola novas e variadas formas de ensino/aprendizagem que apostam na utilização de metodologias participativas e activas" fica muito gira, mas não é na minha escola.