terça-feira, janeiro 6

da colaboração

O blogue Outro Olhar traz à cena um tema que me é muito caro, o da colaboração e colegialidade, por intermédio de um texto já algo antiguinho de Hargreaves, mas que ainda não perdeu a sua actualidade e pertinência.
É um tema, um assunto perante o qual tento desenvolver algum trabalho que me permita compreender o funcionamento da escola, a organização (formal e informal) do trabalho docente, as suas repercussões e impactos nas expectativas profissionais, na concretização de objectivos pedagógicos e curriculares, no reforço das autonomias educativas.
A questão que tenho levantado, a partir destes textos e de outros, nomeadamente e ainda Hargreaves (1991), M. Apple ou o português J. Lima., é a de qual a forma e as condições (factores?)organizacionais que se podem desenhar para promover o trabalho colaborativo.
Este trabalho procuro encara-lo não na área da cultura, ainda que seja determinante, mas sobre uma valorização organizacional escolar, enquanto formas que se podem determinar para organizar os espaços e tempos da escola de modo diferente e diferenciado, de acordo com objectivos, interesses, prioridades, estratégias, entre outros.
Faço votos para que consiga trocar ideias e opiniões sobre esta temática. Estou certo que sairemos todos mais ricos e com a clara possibilidade de, não inventando a roda, criar alternativas ao modelo (que contesto) da escola actual.