quinta-feira, março 11

das soluções (2)

A propósito de um post lá mais para o fundo, designado de soluções, onde defendo que, muita das vezes, as escolas e outras organizações têm em si mesmas tanto o problema como uma possível solução, um colega (olá Manel) abordou-me para corrigir a designação da sua disciplina, melhor o seu grupo disciplinar, bem como a de propor uma a possibilidade de esclarecer algumas das ideias que discutimos e que foram alvo daquele post.
Com toda a desconsideração que ele e todas as boas ideias me merecem, a atenção que não consigo atribuir a uma ideia que tinha e tem pernas para andar, para se constituir como uma oportunidade, em vez de uma crítica ou de uma desistência, não é esta solução, em concreto e no seu caso particular, que me estimulou.
É determinar que muita das vezes estamos tão preocupados em olhar as dificuldades, os problemas, as agruras da vida, que não tomamos a devida atenção, o necessário apreço a uma ideia, a uma proposta que sorrateiramente circula entre nós.
Como diria o Miguel, são modos e oportunidades de olhar a escola e os seus problemas, as suas vivências. De acordo com o nosso olhar, as valorizações que efectuamos assim conseguimos ver uma dada realidade. Alteradas as lentes e as preocupações, assim a realidade se altera.
Nesta perspectiva concordo com o nosso Presidente quando afirma que é necesário olhar para a realidade com outros olhos, com uma outra perspectiva, porventura mais optimista. Salvaguardo, desde já, que sou um realista.