quarta-feira, março 10

adolescentes

Uma colega e amiga, fez-me chegar um link de um jovem adolescente - www.shedmyskin.blogspot.com.
Dizia ela que em face do meu gosto pela escola e pela profissão este mpodia ser mais um meio de (tentar) perceber um pouco mais destas cabecinhas.
Não tenho dúvidas que muitos dos adolescentes têm uma cabecinha arranjada, que, ainda que não saibam o que querem, começam a descobrir a perceber aquilo que não querem.
Dentro desta relação uma preocupação sobre o facto de diferentes estudos, alguns de carácter extensivo, referirem que os adolescentes, particularmente estes, ainda denotam um certo gosto pela escola o que não gostam é das aulas. Aqui surgem os desafios, as propostas, as ansiedades. Não conseguimos ainda, de forma colectiva, determinar "como ensinar a muitos como se fosse um só".
Não podemos nem queremos elitizar o ensino e a escola e reduzir drasticamente as oportunidades que a escola ainda carrega consigo. Então que fazer?
Este um dos grandes desafios da escola, e não apenas dos professores. A escola, como diria um colega meu, é demasiadamente importante para ser deixada exclusivamente nas mãos dos professores, daí passem pel link e comentem.

1 Comments:

At 12:48 da manhã, Anonymous Anónimo said...

isso e uma porra vei!!!!!!

 

Enviar um comentário

<< Home