sexta-feira, agosto 20

portunhol

Há uns anos, quando se discutiu e votou a regionalização, um dos argumentos dos defensores do não à regionalização, consistia em afirmar que Vigo se tornaria a capital do norte, Salamanca do Centro, Badajoz do centro sul e Huelva no sul. Não conheço os desenvolvido ocorridos em todas as zonas e nas cidades referidas, nem o protagonismo regional assumido, mas quanto à zona da Estremadura, nomeadamente a Badajoz é claramente a capital desta zona.
Ontem, nas ruas de Badajoz, praticamente apenas se ouvia falar português, aqui e ali entrecortado por um portunhol na qual uns e outros se procuram entender.
Para além disso, esta cidade raiana encontra-se com uma dinâmica comercial, económica, social e política imparável há já um bom par de anos, que fez com que se abrissem novas artérias, se renovasse toda a zona antiga comercial, aumentasse a zona habitacional e seja, clara e objectivamente, um fenómeno de atractibilidade regional que não tem nem comparação nem contraponto do lado de cá da fronteira.
E não houve regionalização.