sexta-feira, fevereiro 13

Congresso

Permitam-me divergir um pouco da área que ocupa mais espaço neste blogue, a escola, para escrever e dissertar sobre uma outra área que me merece a mesmíssima atenção, o Alentejo, em véspera do seu Congresso.
Primeiro, parece que a iniciativa passa um pouco ao lado da blogosfera alentejana, certamente pela pouca pertinência que lhe atribuem, pelo relevo e atenção que não merecerá, mas num rápido zapping - desde os mais recentes, como As Noites Alentejanas ou o Alentejo Blog, aos menos recentes, como O Paraquedista, ao Alentejanando, Ao Sul, ao Sexo dos Anjos, àqueles a que já chamo de amigos, como os oriundos da Planície Heróica, ao Vivaz, que terá desaparecido para parte certa - a ausência de notícias ou de comentários sobre o congresso são a marca.
Notícias apenas (?) Na Praça da República, no Alentejão,
2 - Esta situação será, em meu entender, algo paradigmática das posições que se confrontam na região;
posições que vão desde a afirmação político-partidária dos partidos, numa clara disputa entre PS e PCP, com umas tentativas de se imiscuir por parte do PSD, às alianças envergonhadas, mais ou menos escondidas ou recônditas entre PSD e PCP com uns passes de mágica de um PP envelhecido e envergonhado, mas presente na região; como será paradigmática da divisão - real ou artificial - que se pretende criar entre actores, protagonistas e zonas desta região;
3 - estou certo que, à semelhança dos temas, as conversas irão ser interessantes, acutilantes, que irão existir ideias capazes de renovar o convento do Beato e os tecnocratas do Terreiro do Paço, da Praça de Geraldo, da Praça da República ou do largo do Município, ou de qualquer outro ponto. Como estou certo que se apresentarão eminências - pardas ou não - que se disponibilizam para protagonizar essa mudança.
Como estou certo que, depois das conversas, das ideias e da discussão, tudo permanecerá rigorosamente como até aqui, sem se alterar uma vírgula, um ponto que seja. Porquê? Simplesmente porque a ninguém interessa e os protagonistas, que os há, estão isolados e são alvos a abater. Interessa a demasiados apresentar bandeiras, de luta, de atraso, de compadrios, de isolamentos, de subdesenvolvimentos, de dinheiros soltos, de ideias dependentes, mais do que apresentar uma ideia política, com protagonistas regionais políticos, capazes de mobilizar as gentes.
4 - finalmente, esta minha região merece mais, muito mais. Merece mais atenção, merece mais destaque, merece mais protagonistas, merece mais gente, merece mais ideias, merece que olhem por ela como gente de que é feita.
Merece que os bloguistas não se distraiam a discutir "porras e moengas", entre o alto e o baixo alentejo, com o do meio de permeio, a zona azul ou amarela, o blogue daqui ou dali.
Sou alentejano, de todo o lado, de todas as partes, do alto, do baixo e do meio, do meu Alentejo, com todas as costelas, porra.