sexta-feira, fevereiro 13

história

Encontro-me à procura de uma tema de trabalho e enquanto procuro e enquanto não encontro desenvolvo uma ou outra ideia, um pouco à base do se tem dúvidas porque pergunta?.
Uma das áreas onde me entretenho é relativa às políticas educativas, ao papel da escola e do professor. Neste contexto tenho procurado nos suportes legislativos imagens, objectivos e papeis para uns e para outros. E aquilo que uma simples passagem de olhos pelos diários da república nos permite perspectivar face aos últimos meses, é uma clara tentativa de reescrever a história, de redefinir novos rumos e novos caminhos, os certos, os mais adequados, aqueles que uns sabem, têm a certeza e nunca se enganam que estão certos e que é a verdade.
Como se nada nunca tivesse existido antes do psd/pp, como se, este governo, estivesse a criar uma nova era, antes e depois da coligação.
Há quem, com legitimidade e sinceridade, defenda a definição de políticas assentes na capacidade técnica, tecnocrática, no parecer dos entendidos, dos espertos. É ver, no diário da república, o engavetar de qualquer assomo técnico ou pedagógico. Não há uma justificação, não há um enquadramento, não há uma orientação que não seja clara e manifestamente política.
São opções, legitimas de resto, mas são opções eminentemente, exclusivamente políticas.
É um reescrever a História, é uma clara e objectiva tentativa de definir um sentido à História, o de uma direita conservadora, retrógrada, maniqueísta.
Onde é que eu já vi isto?