quinta-feira, novembro 6

...
acreditem que tenho procurado blogs onde, para além das divagações, exista a temática da educação ou de algo com ela relacionado, encontrei um (ver)

não é dos mais atractivos, não é, declaradamente, chamativo, mas é o que temos.

hoje, 6 de novembro, começa bem - a escola e as suas contradições.

afirmação com a qual concordo inteiramente. Um dos meus ídolos (assumo que os tenho) M. Apple, refere, na sua introdução a "educação e poder", que o seu (de Apple) conceito operatório é "a contradição. As coisas são simultaneamente sim e não". (p. 23/24) e que as escolhas que efectuamos, dentro ou fora da escola, não são neutras, relevam para determinados princípios, para determinados valores, como as afirmações que fazemos nos constroem, como um texto, em que somos e produzimos ao mesmo tempo, interpretamos e somos interpretados.

este é o mundo que se descobre nas escola, porque são feitas por pessoas, como todos temos interesses, objectivos, valores e princípios, muitas vezes, é certo divergentes e quando não mesmo conflituosos. Mas é uma questão de seleccionar aquilo que valorizamos, as diferenças ou aquilo que temos em comum.

E temos muitas coisas em comum. Talvez a mesma acção motivadora perante os alunos, as mesmas expectativas e as mesmas desilusões perante a profissão, a mesma profissão, a mesma escola. Se não são iguais certamente que neças encontraremos pontos de contacto e interesse mútuo, basta perdemos os medos, falarmos uns com os outros, escutarmos o parceiro, perdermos as certezas.
...