terça-feira, agosto 30

desconstrução

Não sou dos mais inteligentes, também não quero ser dos mais parvos.
Sou curioso, naturalmente curioso e um curioso orientado, isto é, em função de questões mais ou menos específicas, de questões que me permitam perceber contextos ou situações mais amplas, mais gerais.
Nada de mais para além do normal de cada um de nós, penso eu, digo eu.
Neste contexto uma das coisas que gosto de fazer, quando pergunto o porquê, é o de desconstruir ideias, conceitos, palavras, sentimentos e algumas emoções que estão por detrás das palavras.
Colocado como responsável de uma organização onde trabalham 14 pessoas, é importante perceber alguns porquês de modo a poder perceber o para quê.
Mas reparo na surpresa de uns ou de outros quando procuro, dentro das minhas limitações, a desconstrução dos sentidos e procuro ir para além do óbvio, do aparente, do mais directo.
Numa qualquer organização as coisas são sempre mais do que aquilo que aparentam, o resultado final do número de pessoas não é, muito longe disso, a sua soma aritmécia.
Fruto de pequenos ou de grandes arranjos, há situações que vão fundo na explicação de alguns porquês, na construção das evidências.
Seja na escola como nas organizações [não educativas, no caso] é a vida que serve de exemplo e como nela precisamos de construir sentidos. Na falta de um mais geral, com o qual nos possamos identificar, criamos um pessoal, individual. Por vezes choca com o geral, outras concorre com ele, outras ainda é dele complementar.
Agora querer sintonizar ideias particulares na e para a construção de um sentido colectivo do trabalho que se desenvolve é, claramente, um desafio.
é este desafio que me move, na escola ou aqui, onde agora estou.

1 Comments:

At 5:48 da tarde, Blogger LN said...

Gostei imenso do post.
Talvez pelas interrogações persistentes dos curiosos... que querem construir.
Talvez pela afinidade de, ás vezes, sentir-a-entranheza, em redor.
Talvez pelo desafio, que cada um coloca a si, antes de o colocar aos outros.
ou por tudo...

 

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