quarta-feira, abril 27

dos blogues

Atravessa-se um tempo em que alguns blogues interrompem a sua escrita, quebram a cadeia de ideias que por aqui se partilham.
Na sequência dessa interrupção um colega perguntava sobre o que são os blogues. Entre diferentes consideações deixei uma ideia, que aqui replico.
Os blogues procuram ir ao encontro do que que considero, e não só eu, ser a democracia participativa. Procuram quebrar barreiras, ultrapassar situações, des-escrever opiniões e ideias. Vão para além dos graffitis em casas de banho, dos circunstancialismo momentâneos ou poéticos (tão típicos do português) e procuram uma inscrição que não era hábito na nossa tradição, a da opinião pública e aberta, debatida e rebatida.
Ao contrário de um artigo de jornal, que se fica pelos comentários de café e pela delimitação de um círculo, sempre restrito, de amigos ou conhecidos, os blogues alargam, ou procuram alargar o seu espaço de debate e abrem-se ao contraditório, à particiação, à construção de ideias e opiniões. É, clara e assumidamente, a melhor forma de democracia e de consolidação de ideias. Digo eu, pois claro.