quarta-feira, agosto 25

fazedores

Não vou defender que no outro tempo é que era bom, pois sei que era mentira. Mas começo por aí.
Antigamente a cidade de Évora tinha espaços onde se construiam ideias, se discutiam opiniões, se trocavam palavras, mais ou menos amargas, sobre tudo e sobre nada.
Os grandes cafés, seja nesta cidade ou em qualquer outra de média dimensão, eram espaços privilegiados para se saber e conhecer o quotidiano local, as histórias, as intrigas.
Eram espaços que ajudavam a fazer opinião.
Nos dias de hoje a praça do Giraldo estabelece-se como um dos pontos de encontros de uma dada geração que teima em não arredar pé das crónicas, dos comentários, do obituário local, da dissecação do jogo de ontem. Mas não serve já como local dos fazedores de opinião. Não é já um local onde nos possamos encontrar para debater e trocar ideias, para perceber como é que esta coisa funciona.
Posso ser o deslocado, posso ser eu que por razões várias, não circulo nos corredores onde se discutem ideias, se constroem opiniões, se faz a opinião.
Mas sinto falta de um espaço destes. Daí a minha prevalência neste espaço da blogosfera onde posso colocar a mimha opinião, partilhá-la com outros, beber em outros outras ideias e pontos de vista. Mas Évora carece de um maior dinamismo público.