quinta-feira, março 4

soluções

Esta é ainda do dia de ontem, ficou-me atravessada pela impossibilidade de a partilhar.
Tenho uma direcção de turma complicada e por efeitos disso tenho procurado alternativas, ajudas para encontrar soluções, propostas, ideias.
Na generalidade dos casos esta busca tem passado por alternativas fora da escola. Na escola, com o conselho de turma, apenas procuramos articular ideias, definir um ou outro procedimento, criar coerências, articular estratégias. Todas se têm revelado incapazes e insuficientes para a obtenção de resultados - reduzir o insucesso, impedir o abandono de alunos (quer já, quer no final do ano), aumentar a escolarização dos miúdos (é uma turma de 7º ano).
Em face da nossa incapacidade, do esgotamento de algumas das estratégias, socorremo-nos de parceiros exteriores um dos quais o Centro de Formação do IEFP.
Então não é que descobri que existem soluções dentro da escola que passam por um misto entre currículos alternativos e educação tecnológica. Que a escola, mais concretamente um pequeno, pequenissímo conjunto de docentes procura desenvolver, no âmbito do 9º ano, uma oferta alternativa que até tem tido, de acordo com resultados que pude apreciar, êxito.
Acontece que são docentes de uma componente tecnológica em desuso. Provavelmente a escola gostaria de reavivar memórias liceais de outros tempos que nunca foi. O certo é que face aos inêxitos perante uma turma em que de 18 alunos provavelmente apenas 5 ou 6 se manterão por cá no próximo ano, seria uma óptima oportunidade de a escola se constituir como uma alternativa a si mesma, criar novas expectativas e alimentar outros sonhos.
O que é verdade é que esta experiência apenas se aguenta por carolice, voluntarismo e boa vontade desse conjunto de docentes que se viram do avesso para conseguir a sua "clientela". Alargar-se esta possibilidade, com outros parceiros? Ideia de doidos. Nem mais.
Mas eu sou doido. Não sei é se por ali fico, o mais certo é não ficar. Caso contrário, asseguro-lhes, eu sou doido o suficiente para sonhar com uma escola para todos, mesmo para os que dizem que não gostam da escola.