domingo, fevereiro 29

Que se passa com Évora

Pergunta o compadre da Planície Heróica.
Não procuro aqui uma razão para o eventual esmorecimento dos blogues que tinham Évora como ideia central.
Talvez, como disse e bem o Frederico Mira George, seja apenas uma questão de paisagem. Talvez.
Contudo, apesar de considerar que a paisagem se altera e se transforma, seja por intervenção humana, seja por intervenção natural, considero também oportuno levantar um conjunto de questões sobre a associação temática de Évora e da blogosfera. Acreditem que não tenho, para as questões que coloco, respostas. Procuro-as.
Será que a blogosfera é espelho de um dado sentir e de uma dada forma de estar na cidade?
Será que se pode inferir, a partir do esmorecimento dos blogues com Évora em fundo, que Évora também esmoreceu?
Será que após as acessas discussões e a troca de ideias do Verão passado, não há agora novas ou velhas ideias para discutir?
Será que andam preocupados com outros assuntos? Quais?
Ou será apenas uma questão de gestão de tempos, espaços e oportunidades? Nos quais a blogosfera ou não lhe é reconhecido papel ou protagonismo ou simplesmente os cenários serão outros?
Votei e apoio José Ernesto de Oliveira. Mas, apesar disso e por isso mesmo, considero fundamental discutir a cidade, discutir as condições de uma cidadania participativa, debater as opções e as alternativas, as apostas e a falta delas, os caminhos e os sentidos, as políticas e os políticos.
Sem este debate, sem uma acção participativa e interventora das pessoas não há nem democracia nem alternativas. Tanto uma como outra considero-as fundamentais à construção do presente e à definição do futuro.
Mas afinal, que se passa com Évora?