domingo, janeiro 25

Não é, não se entenda desse modo, uma sugestão de leitura, apenas uma referência quanto a uma ideia, um olhar, sobre o papel do professor. Não perde quando retirado do conjunto, do seu contexto, ainda que, face ao conjunto, se possa perceber melhor o sentido dado ao papel do professor. Mesmo assim aqui fica uma pequena passagem de um pequeno texto, de um pequeno livro.

António Teodoro, Globalização e Educação, políticas educacionais e novos modos de governação, 2003 (não encontrei referências nas bases de dados on-line):

Previsivelmente, o que se acentuará na próxima década será a contradição entre a forma escolar e o exercício da actividade docente próprias da modernidade.
[Nesta perspectiva, coloca-se a necessidade da] definição de novos perfis para o exercício profissional da actividade docente e com a formação para novas competências (...). [Onde oas novas competências vão ao encontro do] entendimento do professor como um pesquisador de sala de aula, capaz de conhecer os seus alunos (e a comunidade) com que trabalha, de construir estratégias de diferenciação pedagógica, de trabalhar em equipa, de produzir quotidianamente inovação, de mediar o espírito crítico dos seus alunos com a beleza do conhecimento e da aventura humana
. (p. 98 e 99)