quarta-feira, janeiro 28

estabilidade - évora outra vez

Ontem, numa rápida troca de galhardetes com um colega hoje na posição, entenda-se apoiante do governo, distinto militante social democrata, referenciou-me como distinto resistente da blogosfera.
O comentário ficou-se por aí, apesar de ter comentado sobre a dinâmica que pressinto do Baixo Alentejo contrastante com a ausente destas bandas.
Já aqui o referi que uma das razões do meu arranque na blogosfera se prendeu com a cidade, com Évora, com este imenso espaço interior que é o Alentejo.
Mas constata-se, à boa maneira alentejana, a estabilidade a que chegou a blogosfera eborense, isto é, o amorfismo, a ausência, a estagnação.
É certo que o meu olhar pode captar apenas uma parte da realidade, que me podem escapar inúmeras experiências e dinâmicas e pecar por não as considerar. Mas dos links residentes apenas noto actividade no Miniscente, do Luís Carmelo, d'O Sexo dos Anjos, de Manuel Azinhal, e As Saudade de Antero, de Frederico Mira, todos eles hoje mais virados para outras bandas do que propriamente para a cidade, para a política. Os outros, estão parados, estagnados em clara estabilidade inativa.
Reconheço que alimentar esta dinâmica não é tarefa fácil, exige de nós e consome energias e capacidades. Como reconheço que muitos daqueles que, há um ano atrás davam vida e sentido a uma blogosfera eborense, detém outras paragens onde participar, discorrer, deixar opiniões e críticas.
Mas é pena que a blogosfera eborense esvaneça na crítica, se fique pelo desbaratar de ideias e estagne numa estabilidade amorfa.
Évora precisa do comentário, da crítica, da opinião de todos, do contributo que uns e outros podem disponibilizar para que possamos ter uma melhor cidade, para que possam existir alternativas, para que exista afirmação. Dizer mal, falar mal de tudo e de todos é o modo mais fácil de nos afirmarmos, talvez daí a dinâmica de há um anos atrás, mas hoje é necessário apresentar alternativas, e deixar espaço para que juntos as possamos construir e possamos ter uma melhor cidade.
Não se esqueça que a guerra das eleições vai começar dentro em pouco, num palco perto de si.