quarta-feira, novembro 12

...
Ainda aqui nada disse a este respeito, mas tenho andado a ver e a pesquisar para, se numa qualquer esquina da minha vida ou das minhas leituras, encontro um tema, uma área para uma eventual tese de doutoramento.

das ideias e de alguma, muito pouca, discussão que tenho tido duas áreas se me oferecem como mais imediatas, o que não significa que directas, uma relativa ao trabalho colaborativo dos profes.
Nos tempos que correm o trabalho docente de modo a fazer face aos desafios e às multi complexidades típicas de uma escola, de uma sala ou de um aluno, precisa de ser organizado de modo diferente, promovendo-se o trabalho de equipa para se poder ultrapassar a individualidade e a centralidade da sala de aula. Juntos somos mais fortes e temos mais consistencia, produzimos mais e temos mais instrumentos e mais argumentos para enfrentar as adversidades.

Como segunda área de trabalho, tem-me ocorrido a didáctica da disciplina, os modos de organização da escola para fazer face aos desafios do século XXI, a pesquisa e tratamento da informação, a capacitação para promover a passagem da informação ao conhecimento, entre outras áreas.

Reconheço que me tem sido algo complicado. Entre um e outro tema, há dois aspectos que determino como factores de união entre eles (é favor, caso encontrem outras leituras, me auxiliarem, s.f.f.). Por um lado as questões organizacionais, seja do trabalho docente, seja da escola. Por outro, o papel determinante que atribuo às pessoas, aos actores organizacionais, quer na relação entre eles (entre profes ou entre alunos, ou entre alunos e profes, em particular) para a construção de sentidos (profissionais, escolares, sociais, coorporativos, entre outros).
...