domingo, julho 11

comum

Estamos, quem alimenta esta blogosfera, e na generalidade dos casos, a fazer anos. anos de presença nesta blogosfera.
Uns já fizeram outros irão fazer nos próximos dias.
Aparecemos quase todos ao mesmo tempo ou, pelo menos, dentro de um curto intervalo de tempo, entre Março/Abril e Julho/Agosto.
Pelo que leio, apesar das divergências políticas e ideológicas presentes em muitos, notam-se gostos que se tocam, entrecruzam, prazeres que se interpenetram, seja na música, na literatura ou, mesmo, nos blogues que lemos e comentamos e com quem partilhamos ideias, opiniões e outras coisas que tais.
Uns mais temáticos, outros mais intimistas, outros mais localistas outros mais sectoriais, o certo é que a blogosfera trouxe novos elementos de participação, envolvimento e partilha.
Participação reiterada em diferentes momentos e perante diferentes circunstâncias.
Envolvimento em causas que já eram nossas mas que, quase que de repente, envolvemos novos parceiros.
E partilha nos almoços (a que ainda não tive o prazer e o privilégio de poder participar) que se têm realizado um pouco por todo o lado.
Iremos, pelo que já se perspectiva, atravessar um período com algumas dores de crescimento, de indecisão quanto aos caminhos, de abertura de possibilidades.
Uns já avisaram que não regressariam depois das férias, outros alimentam esta ideia aos soluços, entre um fica ou sai.
Será importante termos consciência, como na generalidade dos casos existe, da importância e do que esta atmosfera permitiu. Ainda que uns quantos, apenas por distracção, não liguem ou procurem evitar o acompanhamento das ideias e das opiniões que por aqui circulam, é determinante não acabar. Certamente que outros aparecerão, mas, como uma equipa, há que juntar alguma veterania à rebeldia e e há vontade de fazer.
Por mim cá continuo, até que os dedos e doam e a imaginação se suspenda.