quinta-feira, março 25

das notas

Fiquei menos insatisfeito hoje, depois de uma conversa com os meus alunos de 9º ano.
Tem sido uma turma que tem dado trabalho, que tem desafiado límites e redesenhado a minha paciência. As notas são constrangedoras e muito tempo e muitas vezes me questionei sobre os meus defeitos, a minha incapacidade de inquirir os alunos, de os levar a algum lado com a disciplina, de os ajudar a compreender um tempo e um mundo, ou pelo menos parte dele.
Não trabalhei ainda sobre as avaliações finais de período, mas o panorama não se afigura nada risonho.
Hoje o dia (a sessão de 90 minutos) foi dedicada a trabalhos de recuperação e ao debate sobre o estado da nação, entenda-se de cada elemento.
Belos trabalhos que tiveram oportunidade de apresentar. Alguns alargaram a pesquisa muito para além do manual, estruturaram a informação, organizaram meios e modos, ultrapassaram a timidez e a vergonha. Trabalhos, tive oportunidade de lhes dizer, de 5 estrelas. Como tive oportunidade de lhes dizer que é pena virem tão tarde.
No debate sobre o estado da nação fiquei menos triste, menos constrangido. Têm clara noção do que não fizeram, da avaliação que merecem.
Para mim é importante termos consciência do que fazemos e do que somos. Só por isto quase que me apetecia contribuir com a positiva pelo pessoal.