sexta-feira, fevereiro 6

estabilidade

Coloquei, face à fama, uma pergunta directa a um colega gaélico: qual ou quais as razões em que assenta o sistema educativo irlandes e que lhe granjeia fama e proveitos?
Resposta não menos directa, tipicamente saxónica, estabilidade, avaliação, liderança.
Estabilidade uma vez que o sistema educativo é mexido apenas na perspectiva da sua regulação, da correcção de disfuncionalidades (entropias) que se emiscuem no sistema.
Avaliação feita pelas escolas, pelo ministério e por entidades independentes que regulam o sistema e fornecem informações à comunidade sobre a escola e que permitem a sua regulação.
Liderança assente em contratos de trabalho estáveis [mas com alguns custos profissionais], numa gestão com formação e num sistema de escolas muito próprio.
Acrescentou, no âmbito da conversa, outros dois aspectos que não sei se não terão decorrido dessa mesma conversa - participação dos pais, quer nas reuniões, quer na definição do projecto de escola, quer via web, com página e acesso próprio, no acompanhamento da situação do seu filho/educando e financiamento que, obviamente também lá, sempre escasso e que o Estado não cumpre como devia e quando devia.