terça-feira, dezembro 9

Viagens

Luis Carmelo discorre sobre as Viagens da Blogosfera. Reforça, ele próprio o reconhece, um discurso que tem marcado presença algo assídua na blogosfera, eu próprio tenho chamado a atenção para ele. Quem sou eu para concordar, quem sou eu para poder contestar ideias e autores com bagagens e experiências tão profundas.
Limito-me a constatar dois factos, ambos pessoais.
Foi em parte pela autonomização da minha pessoa a causa primeira que me trouxe à blogosfera. esta autonomiazação terá de ser relativamente a algo ou alguém, uma vez que as autonomias se jogam entre as heteronomias e as independências. Assumo que foi para determinar uma de duas coisas, da minha capacidade de escrever e alimentar um registo quasi diário e, por outro, a determinação de uma coerência de pensamento e de escrita. São indissociáveis?, pois são. Apenas acrescento um segundo dado pessoal ao comentário atrevido e pretensioso, mas não ofensivo. É que sem fazermos esta viagem não temos consciência nem conhecimento das nossas capacidades. É por isto que nesta autonomização nos confrontamos com prazeres, com silêncios, com surpresas, com medos, com embaraços, com ideias.
ésta foi, sem dúvida, a minha viagem. Não sei em que ponto estou, não sei onde quero chegar (tenho uma leve ideia, que preciso de amadurecer), sei que vou, sei que vou na companhia de todos os outros e que esta companhia, esta própria viagem é a minha vertigem.