segunda-feira, dezembro 8

das ideias

Por enquanto ainda no plano das ideias e não muito explicitas, tenho que referir, que partilhar que me encontro a escrever, a passar para o papel, de modo mais ou menos estruturado, um conjunto de ideias sobre um programa de educação. Programa político, pois claro, que de pedagogia estamos todos muito cheio.
Ainda que não me alongue muito nestes afazeres, posso dizer, para me sujeitar aos comentários, que aponto em três sentidos, diferentes, cada qual com os seus objectivos, mas também complementares, tendo em conta que ainda que cada um possa funcionar de modo próprio, funcionam muito melhor em conjunto.
Estes sentidos são:
as autonomias - sejam elas profissionais, pedagógicas, curriculares, sociais, pessoais, etc. Sem esta capacidade, sem o exercício das autonomias não há escola que resista e tudo ruirá pelas bases, ou pela sua falta. A capacidade dos actores educativos definirem e implementarem os seus projectos, de negociarem as suas ideias, são um dos vectores fundamentais e ainda muito cerceados na escola portuguesa;
a participação - como elemento associado às autonomias, temos e devemos construir uma democracia participativa que corrija as maleitas e reforce o que de melhor a democracia representativa nos ofereceu. Contudo a participação poder-nos-á catapultar para outros parâmetros, para outros níveis;
o sucesso ou, melhor escrito, os factores que, aliados aos anteriores, permitam construir percursos de sucesso para todos. A começar no indivíduo, seja aluno ou docente, funcionário ou pais, na escola, entendida no sentido da meso organização ou nas suas partes constituivas, grupos, departamentos, projectos, e a terminar na comunidade, pois uma comunidade que apresenta uma escola de sucesso será, certamente, uma comunidade que se orgulhará de se si e que será, ou terá mais condições para se mais rica.