domingo, dezembro 14

democracia

Começo-me a convencer que este meio, esta blogosfera faz mais pela democracia e pela participação das pessoas que muitos políticos e muitos debates televisivos. Isto a propósito de um mail que recebi do colega do Real Colégio. Sabemos, de antemão, que não partilhamos as mesmas posições ou, como diria J. P. Serralheiro, não partilhamos da mesma margem do rio por onde navegamos. Mas temos uma mesma paixão, a escola, a educação. Situação que faz com que possamos valorizar esta posição comum em vez de acentuar qualquer outro tipo de divergência.
Em resultado desta troca de ideias, de opiniões entre pessoas diferentes, que vivem em diferentes pontos do país, com sensibilidades diferentes só podemos, só posso ficar mais rico. Já conheci, por intermédio desta rede, mais gente em 4 meses que levo desta escrita, que nos últimos anos de formação ou de acções em que participei. E estou certo que, apesar das distâncias e das diferenças, estamos juntos na defesa intransigente de uma profissão e, mais importante que isso, de um futuro, que é o nosso, o das nossas crianças, o do nosso país.
Apesar de sermos pouco, os professores nesta rede, somos bons. Devagar marcamos a nossa posição, defendemos as nossas ideias, partilhamos paixões e ajudamos, estou certo que todos os desejamos, a formar uma ideia sobre a escola, sobre a educação e sobre a profissão docente.
Entre tantas diferenças, entre tanta gente, apenas me resta afirmar, VIVA A DEMOCRACIA da rede.