sexta-feira, novembro 28

Esta área a que me dedico, a da educação, tem vários correlegionários, diferentes actores e, certamente que não de modo consequente, tem também diferentes pontos de vista.
Luís Carmelo chama a atenção para um artigo onde a dimensão das escolas, a escala faz a diferença.
Para além da dimensão as escolas, algumas escolas sublinhe-se, da terra do tio sam têm também outras diferenças, pelo menos ao nível a que falamos, escolas secundárias, a capacidade de definir e de implementar um modelo definido no seu seio, negociado entre os seus actores e implementado por eles.
É óbvio que têm desvantagens, que apresentam alguns inconvenientes, e alguns são significativos, mas esta capacidade de definirem local e territorialmente os seus objectivos é um factor de vantagem à qual acresce a escala.
As nossas escolas são, na sua esmagadora maioria, pequenas escolas, onde todos nos conhcemos, onde, na generalidade dos casos, conhecemos a família, cruzamo-nos com eles no supermercado. Mas esta escala não tem sido, para nós, factor de vantagem e uma mais valia acrescida.

Só para terminar este post, talvez seja esta - a escala - uma das razões que impede o discurso da privatização das escolas por parte deste governo. Se se fala na privatização da saúde, de sectores da justiça e da segurança social, tenho estranhado, e talvez resida aqui a resposta, a ausência desta proposta por parte de D. Justino.