quinta-feira, novembro 4

surpresa

tenho que me confessar surpreendido pelo desfecho das eleições norte americanas.
tenho dúvidas sobre o seu impacto nacional e mais intestinos, já não tenho grandes dúvidas que vai fazer mal ao mundo, nomeadamente ao Médio Oriente, às zonas de conflito ou às divergências de interesses sejam eles petrolíferos ou ecológicos, atirados, uma vez mais, para as calendas.
Fico surpreendido com este desfecho, mas há dias alguém, junto a mim, comentava que o governo que mais durou no pós segunda guerra em Itália foi exactamente um de direita/extrema direita, com bases populistas e demagógicas, interesses mediáticos e sociais liderado pelo senhor Berluscuoni [peço desculpa se eventualmente mal escrito].
Por cá, afinal quais poderão ser os impactos? os reflexos da opção americana? será que o Portugal profundo, mais conservador, mais arreigado aos valores tradicionais da direita (família, pátria, trabalho, honradez) se irão manifestar e ser superiores à esquerda e à renovação política e social?
Coisas a descobrir nos próximos tempos.