sábado, maio 29

dia de aniversário

Reconheço que ando com pouca vontade de escrever.
O cansaço, as solicitações, as obrigações, os deveres e outros que mais, têm definido o meu tempo e a gestão do meu quotidiano.
Hoje apenas uma fuga para dizer que é dia de aniversário cá em casa. A Maria, a mais nova, faz 7 anos.
Os dias de aniversário dos filhos cá em casa são vividos, pelo pais, entre um misto de prazer e felicidade entrecortado com alguma ângustia.
Os partos não foram fáceis, os primeiros dias deles não foram nada fáceis. Ela, a Maria, passou a primeira semana na neonatologia, acompanhada de cuidados, mimos, atenções e muitos tubos e agulhas que eu não acreditava que pudessem ser para ela. Mas eram, quer a atenção, quer os tubos, quer as agulhas. A mãe deitada, dormia, dormiu durante mais de 48 horas, por uma anestesia desadequada. A filha nada dizia, não se manifestava. Era eu, sozinho que percorria os corredores do hospital para ver uma e outra, depois para dar conta de uma à outra.
Sempre que há aniversários cá em casa, percorrem-me essas recordações, hoje algo gratas, porque tudo fica bem quando acaba bem, mas prometemos que mais filhos não, o coração não aguentava.
É também por estas que gosto de ser professor e encarar cada aluno como um caso, um desafio, um futuro.
Porque, apesar de tudo e exactamente por tudo, vale a pena.