terça-feira, maio 18

da citação

Não estou, por razões que pessoalmente compreendo e considero óbvias, habituado a ser citado, nem pelas boas, nem pelas más razões, isto é, por concordar ou por não concordar.
Mas de quando em quando sinto-me amachucado, melindrado na minha, direi, falta de sensibilidade.
Isto porque, se há um ano atrás os comentários e a blogosfera serviam para trocar ideias, para debater pontos de vista, para amadurecer posições, para confirmar pontos de vista, para reforçar políticas hoje apenas servem para discorrer a pena sobre um teclado.
Fica-se com a clara sensação que a blogosfera eborense pouco mais tem para dizer e escrever que não seja um conjunto de lugares comuns, de ideias soltas, de opiniões individuais e esporádias, de uma ausência de estratégia e de estrategas.
Há bonitas jogadas individuais, há aqueles que procuram imitar um qualquer Deco, mas que se ficam manifestamente pelas intenções.
Não haja receio de, por um lado, assumir posições - é da diferença que a pluralidade é feita, a democracia construída e as alternativas criadas - reconhecer nomes - são as figuras de cartaz que nós procuramos em primeiro lugar, são os mediatismos que valorizamos - e de, por outro, lado, reconhecer políticas e opções partidárias, fica bem e ajuda quem precisa, como eu, digo.
Enfim é o que temos... há uns tempos diria que é aquilo que merecemos. Será?