segunda-feira, março 29

da exigência

Uma das ideias que transpareceu nesta conversa, onde o tema rodava em torno de Abril, disse respeito à escola, é nela que estamos, era nela que estavam dois dos protagonistas.
E, tanto à esquerda como à direita - relembro que foram convidados três elementos com cargos políticos (governador civil, presidente da câmara, deputado) e de diferentes partidos (PSD, PCP e PS, respectivamente), todos cá do burgo - se deixou a ideia que aquele tempo era de exigência escolar, que hoje na escola e nos estudos existe um maior laxismo, o termo é meu, mas adequado à intenção, menos exigência, menos rigor, apesar da evolução técnica, pedagógica e científica que os professores foram alvo.
Porque será esta uma das ideias que nós professores e escola, de um modo geral, passamos para os políticos da nossa praça?
Porque será que a sociedade constrói sobre a escola e sobre a educação (será que também sobre o trabalho dos professores?) uma ideia de facilitismo, de falta de rigor (será também de qualidade?), de um mar chão de tranquilidade?