terça-feira, dezembro 2

Perfil

Tenho andado à procura de um texto sobre o perfil dos bloguistas e não o (re)encontro. Não queria falar dele sem deixar de para ele remeter alguma leitura directa. Mas, uma vez que não o (re)encontro teço em seu torno dois comentários.
Era sobre o perfil do bloguista. Dizia que, na generalidade dos casos aquele(a) que se dedidicou aos blogs estava ligado a uma profissão que requeria contacto directo e permanente com a escrita, daí citarem profissões como jornalista, escritor, professor universitário. Que se situava, em termos etários, na faixa 25-35, residia no litoral, predominantemente nas grandes cidades e tinha um acesso fácil à banda larga. Outras considerações se teciam, entre a esquerda e a direita, nomeadamente, mas que não recordo com mais pormenor.
Desde que li a descrição deste perfil que fiquei, reconheço, a ruminar sobre a blogosfera. É que, excepção feita à banda larga não tenho mais nenhum outro dos enquadramentos - sou docente do secundário (na minha escola dirão que sou do básico), moro no interior (sei que não é o profundo) e tenho 40 anos.
Isto para já não falar de alguma pretensa intelectualidade que gostaria de criar um pretenso regime editorial para a blogosfera, como se este ambiente, o da Internet, não fosse suficientemente democrático para ter de tudo um pouco - do bestial à besta. Se assim não fosse onde se situariam estes elementos que defendem este perfil e um regime edit(at)orial.
A democracia tem desta coisas, generaliza-se, massifica-se, democratiza-se. Há, efectivamente, pessoas que convivem mal com este sentimento. Mas alguém nos fez o favor de nos deixar viver em Liberdade.