sexta-feira, abril 8

Um bom governo

Começa hoje o congresso do PSD de onde irá sair uma nova liderança e, em princípio, uma nova linha de orientação - espero que respeitadora da sua génese, da sua história, daquilo que, para o bom e para o mau, o PSD trouxe e legou ao país.
Talvez não se registem surpresas, daquele tipo de existirem pessoas a passear pelo país profundo e que, fazendo uma pausa nessa deambulação, pare em Pombal, entre como militante no congresso e saia como lider. A não existirem surpresas Marques Mendes será o novo lider. A ver vamos.
Independentemente da liderança, faço votos para que a oposição, esta oposição corporizada no PSD, tenha efectiva e objectivamente capacidade de apresentar propostas, discutir alternativas, trocar opiniões, desmontar discursos. Só assim, por intermédio de uma forte, coerente e consistente oposição pode haver um bom governo. Um bom governo que espicaçado pela oposição, pelas propostas alternativas faça valer a opinião do povo, tenha bom senso e capacidade de ousar na construção do futuro.
Dou um exemplo. O último governo de Cavaco Silva, 1991/95 foi péssimo, mas todos se lembram dele, não apenas pelos deméritos e pela inconsequente gestão do país, mas porque teve uma oposição que mostrou aquilo que tinhamos e que soube realçar aspectos e pormenores. Uma oposição liderada por António Guterres.
Fundamental para um bom governo a existência de uma boa oposição. Realce aos méritos de uns e às capacidades de outros.