quinta-feira, setembro 9

do tempo

... o Mário pega num texto meu e fala do tempo que não temos para conversar, da ineficácia da gestão do tempo e dos nossos dias.
Por vezes sinto-me tentado a concordar com esta falta de tempo, com a gestão do nosso quotidiano e dos nossos interesses. Mas logo de seguida me recomponho e me lembro do que costume dizer, só não tenho tempo para o que não me interessa.
Há muito que me recuso a dizer que não tenho tempo para isto ou para aquilo, que o tempo é escasso ou qualquer outra coisa de semelhante.
Fazemos dele aquilo que queremos em função dos interesses e das ocupações que temos. Os filhos, o morar fora do centro da cidade ou mesmo da cidade, o não frequentar alguns bares ou locais de reunião de interesses e/ou de culturas
O Mário, na sua habitual frontalidade e clareza de escrita, recorda-nos o interesse que subjaz a uma simples conversa, a um perder tempo em dois dedos de conversa.
Será que esta blogosfera nos afasta ou aproxima? A blogosfera é mais um meio, considero antes que é mais um pretexto, uma desculpa para aquilo que queremos, ou que não queremos.
O que se destaca, em meu entender nestes tempos, são o conjunto de interesse em torno dos quais no juntamos, sejam profissionais, políticos, clubísticos ou desportivos, ou outros. Aliás como sempre aconteceu. Mas agora a centralidade das temáticas que agrupam pessoas ganham destaque e perdem-se quando confrontadas com a televisão.
Será que têm de existir outros interesses para nos juntarmos? será que temos de ter algo em comum para dois dedos de conversa? será que temos de ter as mesmas simpatias para uma conversa em torno de um tinto?
Sinceramente considero suficiente a desculpa do tinto, ou das bejecas, para dois dedos ou mais de conversa.